Páscoa

Com ovos 15% mais caros, santa-marienses investem em caixas de bombom

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas

Na primeira Páscoa após um período de dois anos com restrições causadas pela pandemia, o consumidor deve encontrar os principais itens para a data com preços mais elevados em comparação com o ano passado. De acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), os produtos devem pesar, em média, 15% a mais no bolso do consumidor em relação a 2021.

Na semana que antecede a data, em Santa Maria, caixas de bombons podem ser encontradas entre R$ 7,90 e R$ 10,90. Já quem estiver na busca por ovos de chocolate pode garantir um pequeno, por R$ 11, com os mais caros chegando a passar do R$ 100.

A diferença de preços das barras de chocolate e caixas de bombom para os ovos segue elevada. Em muitos casos, o custo chega a ser cinco vezes maior. Em um supermercado da cidade, um ovo de 120 gramas custa R$ 30, enquanto uma barra de chocolate com quase o mesmo peso é vendida entre R$ 6 e R$ 8.

Devido a isso, os supermercados gaúchos estão apostando as fichas nos bombons para o presente de Páscoa. Neste ano, é projetado aumento de 12% nas vendas em relação a 2021. São 6 milhões de caixas. Em compensação, a Agas estima vender cerca de 2 milhões de ovos de chocolate a menos em comparação com três anos atrás, quando foram vendidas 8 milhões de unidades.

 A cerca de uma semana do feriado, a manicure Nilza da Rosa Pinheiro, 68 anos, aproveitou uma ida ao supermercado para conferir os preços dos chocolates. Ela, que tem três netos, não pretende deixar a data passar sem presenteá-los.

- Claro que eu não vou dar uma coisa muito comum. Eu quero dar um chocolate de marca, que não seja muito caro, mas deixar a data passar em branco, eu nunca deixo, ainda mais com criança - explica Nilza.

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CRISE ECONÔMICA
Espera-se que a venda de caixas de bombons aumente 12% no Estado este ano. O produto deve ser o mais procurado, também, pelos consumidores santa--marienses como opção de presente.

De acordo com o presidente do sindicato dos supermercadistas de Santa Maria, o Sindigêneros, Gilberto Cremonese, o consumidor está mais seletivo, principalmente devido à crise econômica e à queda no padrão de vida da população provocadas pela pandemia.

 - Em função da crise econômica e dos aumentos que aconteceram, o que temos observado é que há uma migração para caixas de bombons, barras de chocolate, que são produtos de qualidade e que têm um valor menor em relação aos ovos de Páscoa. Então, nós registramos que esses produtos é que terão a prioridade na compra dos consumidores - reforça. 

Em Santa Maria, a expectativa é de que as vendas de Páscoa neste ano tenham um aumento entre 5% e 7%. Segundo o presidente do Sindigêneros, Gilberto Cremonese, muitas empresas estão voltadas à redução significativa da margem de lucro em supermercados, como uma forma de incentivar o consumo.

 - Houve, sim, um aumento nos valores desses produtos, mas o que a gente pode observar é que muitas empresas estão trabalhando com uma margem bem mais baixa. Compensa um pouco essa questão dos aumentos. Alguns, inclusive, bem expressivos, mas que o pessoal saindo dessa pandemia, buscando fazer uma Páscoa mais recheada, uma festa mais familiar, mas que coloquem um finalmente nessa questão toda da pandemia - ressalta Cremonese.

PESCADOS
O valor agregado maior também se estende aos pescados, com a demanda tradicionalmente mais intensa para a Sexta-Feira Santa. Essa cultura deverá fazer com que a procura por peixes também aumente em relação ao ano passado.

 - Antes, tínhamos ofertas de peixe inteiro nos supermercados. Hoje, observamos que a maioria dos peixes é filetado. Temos filé de peixe, tanto de água doce quanto salgada. Acredito que o consumidor deverá migrar para esses produtos, que já vêm prontos, que não têm a questão do espinho do peixe - afirma o supermercadista.

A procura deve crescer, principalmente, na véspera da Sexta-Feira Santa. No Estado, o comércio deve movimentar 420 toneladas de pescados neste ano.

Assim como nos demais momentos, a orientação para que a data não passe despercebida é ter a pesquisa de preços como uma importante aliada. Ainda conforme o Sindigêneros, a expectativa é que o movimento na rede supermercadista, para a data, seja intensificada nos próximos dias. 

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